Cientistas podem ter descoberto a mais antiga galáxia já conhecida |
27/01/2011 - 14h26 (Redação AgoraVale) |
Imagem(s): Divulgação/Terra |
Segundo uma publicação nesta quinta-feira (27) na revista Nature, um grupo de astrônomos encontrou a mais antiga galáxia de que se tem notícia. A descoberta ainda precisa ser confirmada por meio de estudos científicos, mas existem indícios de que esteja correta. A galáxia encontrada está a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz da Terra, o que significa que sua formação ocorreu quando o universo tinha somente 480 milhões de anos. O portal Terra informa que "a idade de um objeto astronômico é calculada por meio de seu desvio para o vermelho (redshift), medida do quanto a expansão do espaço 'esticou' a luz do objeto para frequências de ondas mais elevadas. A galáxia identificada tem um redshift de 10,3, o que corresponde a um objeto cuja luz foi emitida há 13,2 bilhões de anos". Fonte: Terra |
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Nasa descobre o menor planeta fora do Sistema Solar
Exoplaneta é similar à Terra, mas com temperaturas que chegam a 1500 °C
iG São Paulo | 10/01/2011 20:01
Foto: NASA
Kepler 10-b: parecido com a Terra, porém quente demais para conter vida
Apesar disso, é quente demais para conter qualquer tipo de vida:em um de seus lados, as temperaturas chegam a 1500 °C. A agência espacial americana o batizou de Kepler 10-b, como uma homenagem ao telescópio que o encontrou, o Kepler.
Leia mais:
A década dos planetas
A cientista Natalie Batalha disse que o Kepler 10-b tem 1,4 vezes o tamanho da Terra e uma massa equivalente a 4,5 vezes a do nosso planeta. Astrônomos já haviam encontrado outros planetas com massas similares à da Terra, mas nenhum com um tamanho semelhante.
O motivo de suas altas temperaturas é sua localização em relação à estrela que orbita: o novo planeta está 20 vezes mais perto dela do que Mercúrio do Sol.
(Com informações da AP)
- Leia mais sobre:
- exoplanetas •
- sistema solar •
Últimas notícias do Último Segundo
Assinar:
Postagens (Atom)